Obras - Terça-feira, 16 de Abril de 2019

TRABALHO INFANTIL É TEMA DE PALESTRA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E CONSELHO TUTELAR DE ANDRADAS Na última quinta-feira (11), Elvira Veloso Consendey, integrante do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, esteve no auditório da Prefeitura Municipal de Andradas para ministrar uma palestra sobre o tema “Trabalho Infantil”, o objetivo foi conscientizar os profissionais da área da saúde, assistência social e conselho tutelar. Para Elvira a importância de ter consciência de que o tema existe, é um grande passo para resolver o problema - “A gente deve ter um olhar diferenciado sobre o trabalho infantil. Que muitas vezes, passa despercebido, e muitas crianças e adolescentes estão em situação de vulnerabilidade, até mesmo em questões ligadas ao afastamento das atividades escolares.” Em um encontro anterior, realizado em Brasília, a Representante junto a envolvidos na causa, procurou traçar ações para uma Campanha Nacional que será organizada em maio. O movimento será em conscientização a data de 12 de junho, dia Nacional e Mundial de combate ao Trabalho Infantil. Segundo dados do IBGE, atualmente o Brasil tem mais de 2 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando, são menores que atuam na agricultura, pecuária, comércio, domicílios e na construção civil. Ainda para a representante, a negligência é o estímulo para as causas do problema - “Há sim uma negligência, que coloca em risco muitas crianças que estão envolvidas em atividades de trabalho, mesmo informais e com vínculos empregatícios. O que resulta em acidentes de com danos irreversíveis.” Complementa.