Educação - Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

SEMANA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Em Andradas, as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, tiveram início na segunda-feira 25, com a realização de blitz educativa nas ruas da cidade. Essa ação contou com a participação de agentes comunitários de saúde e o efetivo feminino das forças de segurança do município; Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e as agentes do Sistema Prisional. Na terça-feira 26, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, um evento que contou com palestras ministradas pelas professoras Juliana Marques Borsari e Camila Moreira, que falaram sobre a cronologia dos direitos ligados a causa feminista, aspectos legais da lei Maria da Penha, e formas de proteção previstas na legislação vigente. Finalizando o evento a Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde, Aparecida de Fátima Silva de Carvalho, fez um panorama dos dados de notificações de casos de violência doméstica em Andradas. Ainda nesta semana, nos dias 27, 28 e 29, acontecerá na rede pública de ensino, a realização de palestras educativas para a conscientização dos alunos. No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional de Combate à violência contra a mulher. Esta data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal, Las Mariposas, como eram conhecidas, Minerva, Patria e Maria Teresa, que foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), proclama esta data como, “O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher”, a fim de estimular que governos e sociedade civil organizada, nacionais e internacionais a realizem eventos anuais como necessidade de extinguir com a violência que destrói a vida de mulheres considerado um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.