Educação - Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

ANDRADAS VAI A BRASÍLIA RECEBER PRÊMIO MPT NA ESCOLA

Alunos da rede pública municipal ganharam o prêmio de melhor trabalho do país na categoria curta-metragem.   O Prefeito Municipal Rodrigo Aparecido Lopes, esteve em Brasília no último dia 03 de dezembro, na sede do Ministério Público do Trabalho, para receber oficialmente o prêmio de primeiro lugar. Andradas que produziu o filme de 8 minutos, com o título “Belinha, Sorria”, foi a capital do Brasil, com representantes da educação e alunos. Os alunos e as professoras que participaram da premiação, representam de forma simbólica, toda a educação do munícipio, que participou em algum momento das fases deste projeto. Estavam presentes também; a Secretária Municipal de Educação Esporte e Lazer, Elvira Maria Ansani Nogueira, a Coordenadora Municipal do Projeto Resgate e Infância, Regina Aparecida Cavacini de Lima, a professora responsável pelo Projeto Escola Integral, Marcela Miranda Cavassini Selegato, a professora orientadora Marivalda Quiarato, e as alunas, Maria Heloiza da Silva Peixoto 10 anos, e Andressa Stephany Alves Monteiro 11 anos, representando os alunos que produziram o curta-metragem. Esse ano foi a 5º Edição do Prêmio MPT na escola. O Prêmio que é uma ação do Ministério Público do Trabalho, MPT, e tem como objetivo premiar os trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino sobre os temas de combate ao trabalho infantil e a aprendizagem profissional. Na competição realizada em Andradas, concorreram aproximadamente 360 alunos. Sendo as escolas rurais: Daura Dagmar Lobo, Francisca Vilela Peçanha, São José, Jocelém José de Andrade e a dos Gonçalves, e o Projeto Escola Integral Vida Nova AABB, que recebe os alunos das escolas municipais urbanas no contra turno escolar, sendo elas: José Bonifácio, Paulo Augusto Drumond de Souza, Floriza Maniassi Trevisan, e Dr.José Luiz Sasseron. O prefeito Rodrigo Lopes fala sobre a premiação, “Estou muito feliz por nossos alunos e profissionais da Educação. Andradas recebeu o Prêmio do Ministério Público do Trabalho no Projeto MPT na Escola. Parabéns aos alunos e a toda equipe da educação!”. Regras – A competição é realizada dentro de dois grupos etários de alunos: alunos de 4º e 5º ano e alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Ele também é dividido em três etapas: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, as escolas participantes submetem à secretaria municipal de educação os trabalhos de seus alunos. Nesta fase, a seleção é realizada pelo município. Já na etapa estadual, as secretarias municipais de educação inscrevem os trabalhos vencedores, e a seleção dos melhores de cada estado fica a cargo da Coordinfância regional, que é a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. Por fim, os primeiros lugares de cada estado competem na seleção dos vencedores nacionais do prêmio, promovida pela Coordinfância nacional. Na etapa estadual, Andradas ganhou o primeiro lugar no curta-metragem e o segundo lugar na categoria música. Vencedores – No grupo de alunos mais novos – do 4º e 5º anos do ensino fundamental – Andradas foi destaque, ganhando o 1º lugar na categoria “curta-metragem”. Na categoria “conto”, venceu o trabalho do município de Boqueirão do Leão, no Rio Grande do Sul. Já o melhor desenho veio de Pinhais, no Paraná, e a melhor música de Atibaia, em São Paulo. Na categoria “poesia”, Quixadá, município do Ceará, levou o prêmio.