Educação - Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020

PREFEITURA DE ANDRADAS FAZ PARCERIA COM UNIVERSIDADE VISANDO MELHORIAS NA GESTÃO PÚBLICA A Fundação João Pinheiro (FJP), desenvolve um projeto que visa contribuir com a gestão dos municípios de Minas. Com foco em melhorias, a prefeitura Municipal de Andradas, formalizou a parceria com a fundação e já está sendo atendida por três estudantes que fazem parte do Projeto Prinagem. As estudantes do curso de Administração Pública, Milena Dias Queiroz, do 7º período, Gabriela Silva Pereira e Melissa Dias Queiroz, ambas do 3º período, iniciaram suas ações nesta terça-feira, dia 14, e sua previsão de término é dia 07 de fevereiro.  Em Andradas o projeto irá trabalhar em três linhas da gestão: Diagnóstico das Secretarias; Gestão de estoque, Ações do Plano Plurianual (PPA) e questões relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Prinagem é um programa de extensão universitária que envia os alunos do curso de Administração pública para permanecerem de 3 a 4 semanas nos municípios mineiros, desenvolvendo atividades relacionadas a gestão, processos e políticas públicas. Dessa forma, o objetivo é que ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da gestão municipal, o aluno possa conhecer a complexidade dos problemas públicos e a dinâmica das administrações locais. O Prinagem tem também objetivo de proporcionar aos estudantes experiências práticas junto às gestões locais, de modo a formar profissionais que, para além da sala de aula, compreendam as diversas realidades sociais, as adversidades enfrentadas pela administração pública e que, acima de tudo, tenham capacidade para propor melhorias em contextos de baixa ou nenhuma disponibilidade de recursos. A atividade da FJP chega a esta edição contabilizando 64 municípios atendidos e participação de 144 alunos. O assessoramento técnico é realizado sob supervisão de professores da Escola de Governo da FJP, de forma gratuita, mediante termo de cooperação técnica firmado com os municípios. A contrapartida é arcar com transporte, alimentação e hospedagem dos estudantes. As cidades que fazem parte do projeto em 2020 são Andradas e Paraguaçu (Sul de Minas), Abaeté, Carandaí, Lagoa Dourada, Itaguara e Santa Bárbara (região Central de Minas), Conquista (Triângulo), Itaúna e Leandro Ferreira (Centro-Oeste), e Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte).