Obras - Quinta-feira, 12 de Março de 2020

EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL INICIAM COM OS ALUNOS O PROGRAMA UNIÃO FAZ A VIDA!

Nesta quarta-feira 11, aconteceu o encerramento da capacitação que habilitou os professores da rede municipal de Andradas, para que se apropriem da metodologia e proposta pedagógica do Programa A União Faz a Vida. O Programa visa construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.         A capacitação foi ministrada por, Diana Silva Zardo, e Luciane Rocha da Silva, ambas Assessoras Pedagógicas do Programa União Faz a Vida, da Cooperativa Sicredi. Diana afirma que, “A Metodologia do Programa a União Faz a Vida, tem dentro de sua programação, nosso retorno a Andradas outras quatro vezes, fazendo assessoria “in loco”, nas escolas com os grupos menores de professores, e também trazendo alternativas de trabalho. Sempre lembrando que nós não temos a intenção de mudar a metodologia do professor, ou de alterar o seu conhecimento, mas temos sugestões, de fato fazendo uma assessoria.” Segundo a Coordenadora da Escola Municipal Daura Dagma Lobo, Lindomar de Cássia Lobo Stivanin, que também participou da capacitação, afirma que “ A capacitação do Cooperativismo é inovadora no sentido de que o aluno hoje não é mais passivo, esperando o conhecimento ser transmitido pelos professores, atualmente, o aluno quer participar da construção do conhecimento  juntamente com seus educadores. Hoje a escola valoriza o conhecimento não só do aluno, mas de toda a comunidade escolar, então o cooperativismo, como o próprio nome diz, vem para cooperar. Valorizando o conhecimento dos pais, alunos, vizinhos, e de toda a comunidade onde a escola está inserida”. O Programa A União Faz a Vida, já está sendo replicado nas escolas públicas municipais, algumas já iniciaram os trabalhos com seus alunos nesta quinta feira 12, e a grande maioria das escolas começam a aplicar essa metodologia com os alunos, na próxima segunda, dia 16 de março. O público, do Programa são crianças e adolescentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Andradas. Ele irá acontecer nas seguintes instituições: Escola Municipal “Dr. José Luiz Sasseron”; Escola Municipal “José Bonifácio”; Escola Municipal “José Bonifácio” 2º endereço (Distrito do Campestrinho); Escola Municipal “Paulo Augusto Drumond de Souza”; Escola Municipal “Dos Gonçalves”; Escola Municipal “Francisca Vilela Peçanha”; Escola Municipal “São José”; Escola Municipal “Daura Dagmar Lobo”; Escola Municipal “Jocelém José de Andrade”; Escola Municipal “Floriza Maniassi Trevisan”, Escola Municipal Floriza Maniassi Trevisan” 2º endereço (localizada no bairro Leandro Previato).