Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2001

PREFEITA MARGOT PIOLI PARTICIPA DE REUNIÃO DO PROJETO CONSERVADOR DE ÁGUAS DA MANTIQUEIRA

A Prefeita Margot Pioli participou da reunião do Projeto Conservador de Águas da Mantiqueira. O Engenheiro Ambiental da Prefeitura, Pedro Amorim, acompanhou a Chefe do Executivo no evento. O encontro foi realizado na manhã dessa quarta-feira, dia 03 de fevereiro, e contou com a presença de representantes das Prefeituras de Santa Rita de Caldas (anfitriã do encontro) e Extrema, e também do Instituto Fernando Bonillo, de Poços de Caldas, do Instituto Federal do Sul de Minas, e da Superintendente do Consórcio Público para Gestão Integrada, Tatiane Miranda. O objetivo do projeto é a preservação dos recursos hídricos, sobretudo das áreas de proteção ambiental, como margens de rios e entorno de nascentes. A iniciativa visa oferecer apoio para produtores rurais no que diz respeito ao cercamento dessas áreas, plantio de mudas, instalação de biodigestores, entre outros. Durante o encontro, também foi apresentado como o proprietário pode ser recompensado financeiramente, devido à cessão de tal área que poderia usar como pasto ou cultivo, com investimento externo de instituições, como a The Nature Conservancy (TNC). No final, o ex-Secretário de Meio Ambiente de Extrema, Paulo Henrique, agendou uma visita em Andradas em março para apresentar as propostas à comunidade, como também avaliar as ações já implantadas pelo Programa Pró-Mananciais, uma parceria da COPASA e Prefeitura.