Educação - Sexta-feira, 16 de Abril de 2021

ANDRADAS RETORNA PARA A ONDA VERMELHA NESSE SÁBADO, 17 DE ABRIL

Na última quinta-feira, 15 de abril, o Comitê de Crise se reuniu para avaliar o cenário da pandemia em Andradas e as deliberações do Governo Estadual, que definiu que a maioria das regiões, inclusive o Sul de Minas, retorna para a Onda Vermelha a partir desse sábado, 17 de abril. Dessa forma, seguem abaixo as determinações que entrarão em vigor a partir de amanhã: - Está permitido o funcionamento do comércio em geral, seguindo o horário normal de funcionamento, atendendo às exigências e protocolos sanitários; - Bancos, lotéricas e agências em geral deverão disponibilizar funcionários para filas, tanto nas dependências internas, quanto para os usuários que estão na área externa, atendendo as medidas e protocolos sanitários; - Bares e restaurantes poderão ter atendimento ao público até às 22 horas, seguindo os protocolos e exigências sanitárias. Após às 22 horas, apenas delivery; - Está permitido o atendimento self service, desde que seja disponibilizado um funcionário para abastecimento dos pratos ou disponibilizada luvas descartáveis aos clientes; - As academias poderão funcionar até às 22 horas, desde que respeitem os moradores das residências próximas (som alto) e atendam os protocolos sanitários; - Barbearias, salões de beleza e afins poderão funcionar, com atendimento agendado e individualizado, a fim de evitar filas e aglomerações; - Está autorizada a realização de cultos e celebrações religiosas presenciais em templos e igrejas, desde que com 30% do total da sua capacidade de público; - O horário de duração de velórios continua restringido em 2 horas no máximo; - Está autorizada a retomada das aulas presenciais, no modelo híbrido, nos estabelecimentos de ensino que possuam cursos superiores de graduação, pós-graduação, cursos livres, técnicos e de idiomas, atendendo aos protocolos sanitários; - Está autorizado o retorno das aulas presenciais apenas para os alunos da Educação Infantil (Pré Escolar) e para a 1ª Fase do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), das instituições de ensino que já apresentaram o seu plano de contingenciamento e cujo o funcionamento já está autorizado pela Vigilância Sanitária do Município, - As demais atividades e práticas esportivas coletivas seguem suspensas. Mais informações sobre protocolos e medidas sanitárias, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente Vale ressaltar que estamos vivendo um momento financeiro muito delicado, uma vez que Andradas não recebeu nenhum repasse dos Governos Estadual e Federal para o enfrentamento da pandemia em 2021. E isso está nos deixando numa situação muito difícil. Já estamos tomando as medidas necessárias para tentar reverter esse quadro. É preciso lembrar a nossa população que a pandemia não acabou. Estamos em guerra contra um inimigo invisível. Essas liberações só foram permitidas porque a população colaborou: melhorou o uso da máscara e do álcool gel, e as aglomerações diminuíram. Fica aqui um apelo ao nosso povo. Se quisermos manter o comércio aberto, que cada proprietário exija do cliente, do consumidor, o uso da máscara, que utilize o álcool gel antes de entrar no estabelecimento, não permita aglomerações no interior da sua loja, do seu bar. Os leitos da nossa Santa Casa estão no limite. Não é o momento de relaxar.