Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 29 de Julho de 2021

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E EMATER VISA FAVORECER PRODUTORES RURAIS DE ANDRADAS

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E EMATER VISA FAVORECER PRODUTORES RURAIS DE ANDRADAS Na última segunda-feira, 26 de julho, a Prefeita Margot Pioli se reuniu com o Gerente Regional da Emater, Willem Guilherme de Araújo, para discutir as soluções de enfrentamento aos danos causados pela geada em Andradas. Na ocasião, também estavam presentes a Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Selislei de Cássia Corol de Pontes, além da equipe técnica da pasta e do escritório local da Emater. “Estamos atentos às necessidades e demandas dos produtores rurais de Andradas, uma vez que entendemos a importância da atividade agrícola no desenvolvimento da nossa economia. Dessa forma, estamos buscando soluções junto aos órgãos competentes para sanar os prejuízos causadas pela geada”, salienta a Prefeita Margot Pioli. Dessa forma, durante a reunião, foram estabelecidas as seguintes ações a serem tomadas: Orientações aos produtores rurais sobre providencias em relação às áreas afetadas pela geada - PRODUTORES QUE TIVERAM PERDAS COM A GEADA - No caso de culturas perenes - não realizar nenhuma intervenção na área afetada (podas, arranquio, etc.), pois ainda estamos em período sujeito a novas ocorrências e também as plantas precisam apresentar o quanto cada lavoura foi afetada para definir a ação mais adequada ao caso; - Produtores que têm financiamento relativo à safra de 2022, devem procurar os agentes financeiros para verificar viabilidade de comunicar de perdas;  - No caso do PROAGRO, somente serão aceitas as comunicações feitas aos agentes financeiros e cobertas pelo seguro; - Manter a calma e procurar orientação técnica. - Emater-MG: - Em parceria com a Prefeitura Municipal, realizar o levantamento das áreas afetadas pela geada; - Receber os comunicados de perda, enviados pelos agentes financeiros, no caso de cobertura pelo PROAGRO, conforme designação; - Realizar visita para elaboração de laudos e relatórios dos produtores caso necessário, bem como assistência e orientações;  - Orientar sobre as melhores práticas de manejo das lavouras após a geada. - Prefeitura Municipal: - Disponibilizar equipe de apoio aos trabalhos no campo;  - Divulgar nos meios de comunicação oficiais as orientações para que os produtores e pertinentes a situação de momento;  - Negociar junto aos governos estaduais e federais o apoio aos produtores atingidos, buscando o apoio de todo o setor agropecuário do município e região. Por enquanto não há definição de medidas por parte dos agentes financeiros, apenas a orientação para aguardar. No momento, não temos uma definição por parte das autoridades competentes quanto ao procedimento a ser tomado. Apenas trazemos a orientação aos produtores para que mantenham a calma frente a esta situação, pois ainda estamos em período sujeito a novas ocorrências, e que estes procurem sempre orientação e assistência técnica antes de qualquer ação. Reiteramos mais uma vez que a Prefeitura e a Emater estão à disposição e que estamos unindo esforços mais uma vez em prol dos produtores e nos solidarizamos com todos neste momento adverso!