Educação - Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021

ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÃO PREPARADAS PARA O RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NO DIA 13 DE SETEMBRO

Os pais que não se sentirem tranquilos, podem optar pela continuidade do ensino remoto para os seus filhos. No próximo dia 13 de setembro, os alunos da Rede Municipal de Ensino poderão retornar às atividades presenciais nas escolas. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas organizaram o retorno seguro das aulas. Todos os protocolos sanitários foram cumpridos e aprovados, atendendo às exigências do Plano Minas Consciente. As atividades presenciais não serão obrigatórias e as instituições de ensino deverão consultar os pais e/ou responsáveis que poderão optar por continuarem no sistema remoto ou pelo formato híbrido, onde o aluno fará aulas presenciais e online. “O retorno às atividades presenciais da Rede Municipal apenas foi autorizado após a vacinação dos professores e demais profissionais da Educação, dando mais tranquilidade e segurança para todos os envolvidos”, ressalta a Prefeita Margot Pioli. ESCOLAS PREPARADAS Visando o retorno seguro de alunos, professores e demais profissionais, as escolas foram preparadas com a disponibilidade de álcool em gel, distanciamento entre as carteiras escolares, demarcação de espaços, disponibilização de EPIs para os profissionais, sala de isolamento para crianças que apresentarem sintomas, entre outros. Outro detalhe diz respeito ao transporte dos alunos, que foi organizado para atender a todos, com segurança e respeito às medidas preventivas contra a Covid-19. CAPACITAÇÃO E ACOLHIMENTO Outra medida adotada diz respeito à capacitação profissional. Por conta da pandemia, conhecimentos e formas de ensino tiveram que ser aprimoradas. Assim, a equipe teve a oportunidade de participar de discussões de diversos temas, entre eles: como atender os alunos com dificuldades de aprendizagem, o novo modelo de ensino e aprendizagem, a autoestima e a motivação dos profissionais e as metodologias ativas na educação. Na ocasião, professores, supervisores e diretores participaram da iniciativa.