Educação - Terça-feira, 14 de Setembro de 2021

INSTITUTO ALCOA CONTEMPLA ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO DO ÓLEO COM QUASE R$ 60 MIL

O Projeto Construindo Pontes tem o objetivo de levar as famílias até às salas de aulas, oferecendo a oportunidade de transmitir conhecimentos sobre novas tecnologias, educação financeira e empreendedorismo. Uma excelente notícia para Andradas. A Escola Municipal “Jocelém José de Andrade”, localizada no bairro do Óleo, zona rural do município, foi contemplada pelo Instituto Alcoa com uma doação de quase R$ 60 mil. A entrega simbólica do valor foi realizada na última quarta-feira, 08 de setembro, com a presença da Prefeita Margot Pioli, da Secretária de Educação e Esportes, Regina Aparecida Cavacini de Lima, e colaboradores da pasta. A doação do Instituto irá colocar em prática o Projeto Construindo Pontes, que tem o objetivo de integrar a comunidade escolar, levando as famílias até às salas de aulas. Por meio dessa iniciativa, elas terão a oportunidade de aprender novas práticas tecnológicas, educação financeira e empreendedorismo. “Aproveito a oportunidade para agradecer ao Instituto Alcoa, que sempre tem sido parceiro do município em diversos projetos”, ressalta a Prefeita Margot Pioli. ENTENDA UM POUCO MAIS O Programa de Apoio a Projetos Locais é uma das iniciativas criadas pelo Instituto Alcoa para contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente. Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias do IA: educação (com foco no Ensino Fundamental), geração de trabalho e renda e empreendedorismo.  Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa, pontua que as iniciativas apoiadas pelo programa têm demonstrado maior maturidade, preparação e consistência. “Estamos muito felizes com o resultado do Edital 2021 e com as organizações parceiras que poderão desenvolver os projetos que atendem às demandas da sociedade e aos desafios no campo da educação e geração de renda. O Programa de Apoio a Projetos Locais está contribuindo com a missão do Instituto Alcoa de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios. Com essas parcerias, buscamos gerar impacto e as transformações necessárias para uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual.” Entre os mais de R$ 1,8 milhão investidos este ano, R$ 500.224,00 foram destinados para Poços de Caldas (MG), Andradas (MG) e Divinolândia (SP), áreas de atuação do Instituto, sendo eles: •    “Núcleo de capacitação digital”, Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO) •    “Festival Mais Ciência Por Favor”, Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE);  •    “População consciente, coleta eficiente preserva o meio ambiente”, Coopergore; •    “Acessibilidade Arquitetônica, transformando vidas”, EMEB Professor Germinal Ferrari, em Divinolândia;  •    “Construindo Pontes”, Prefeitura Municipal de Andradas.  Além dos projetos aprovados no Edital 2021, a unidade de Poços de Caldas apoiou duas iniciativas com recursos do Programa de Apoio a Projetos Locais, sendo: •    Projeto Máscara + Renda (segunda edição), em parceria com a Rede Asta; •    Apoio ao 5º Congresso Nacional de Educação, promovido pela GSC Eventos Especiais.