Administração - Sexta-feira, 05 de Novembro de 2021

ANDRADAS SEDIOU O 1º WEBINÁRIO SOBRE APL DO SUL DE MINAS

O desenvolvimento econômico local com a geração de emprego e renda foi o foco do evento. Na última quinta-feira, 04 de novembro, Andradas sediou o 1º Webinário sobre Arranjo Produtivo Local (APL) do Sul de Minas, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com a Prefeitura de Andradas, o Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (SindVinhoMG), o SEBRAE e a ACIRA/CDL. Essa iniciativa atende a uma demanda apresentada pelas entidades fomentadoras do desenvolvimento econômico de Andradas, que possui dois APL reconhecidos pelo Governo do Estado: um do setor vinícola e outro de bolachas. As empresas representadas por eles, podem, dessa forma, ter representatividade frente ao Estado e obter oportunidades de negócio dentro das políticas de apoio e fomento de diversas instituições. A ideia é disseminar os conceitos de APL e as várias vantagens de se trabalhar com os setores produtivos unidos para desenvolver a economia local. “E essa é uma das formas que pretendemos trabalhar pelo bem da nossa cidade: fortalecendo a economia e promovendo melhor qualidade de vida aos nossos cidadãos”, destaca a Prefeita Margot Pioli. O evento também contou com a participação do Subsecretário de Desenvolvimento Regional do Governo de Minas Gerais, Douglas Augusto de Oliveira, do Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fernando Abreu, do Gerente de Projetos para Indústria e Gestor do Programa FIEMG Competitiva, Thadeu Neves, da Presidente da ACIRA, Rosana Fraga Risso, a Presidente do SindVinho, Heloísa Bertoli, além de representantes de outros segmentos econômicos de Andradas e região. UM POUCO MAIS SOBRE A APL Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas em um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação entre si e com outros atores locais possibilitando: •    Desenvolvimento de ferramentas para a diversificação econômica; •    Ampliação da capacidade de produção de tecnologia aplicável para todo um setor; •    Aumento significativo de oportunidades de negócios em todo o estado, •    Fortalecimento, pelo associativismo, do poder de negociação favorecendo compras conjuntas e ampliando a lucratividade e desenvolvimento local.