Saúde - Terça-feira, 05 de Abril de 2022

PREFEITURA DE ANDRADAS PROMOVE MÊS DAS MULHERES NO CRAS

O objetivo da iniciativa foi trabalhar temas relacionados à proteção da mulher durante todo o mês de março! Nos últimos meses, o país vem registrando o aumento de casos de violência contra a mulher, sobretudo, por conta da pandemia. Atenta a esse detalhe, a Prefeitura de Andradas, por meio da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou durante o mês de março várias ações relacionadas à proteção do público feminino, tendo como pano de fundo a comemoração do Dia Internacional da Mulher no dia 08 do mês passado. As ações aconteceram junto aos grupos do PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. No dia 08 de março, durante o encontro, as mulheres foram presenteadas pela Guarda Municipal com um botão de flor. A entrega de flores foi uma ação da Prefeita Margot Pioli, que visitou vários setores da administração pública, entregando um botão de rosa! No CRAS, esta homenagem às mulheres aconteceu por intermédio da Guarda Municipal. No dia 14 de maio, o Grupo do PAIF, assistiu a uma palestra com a representante da Polícia Militar, a soldado Naiele Cristina Oliveira. Na ocasião, ela falou da importância da mulher não se calar perante os atos de violência que ela sofre independente de quem seja o agressor, e realmente procurar a ajuda, ligando para o telefone 190 e acionar a Polícia Militar. No dia 23 de março, foi a vez das representantes da Polícia Civil de Andradas: Drª. Michele Cristine da Rocha Mendes – Delegada, Viviane Grace de Oliveira – Investigadora e Kelly Cristine Siriano de Oliveira Castro – Escrivã, conversarem com as integrantes do PAIF. Durante o bate-papo, a Drª Michele falou do contexto da Lei Maria da Penha e como ela é aplicada nos casos de violência doméstica. “O discurso das integrantes da Polícia Civil, assim como o da Polícia Militar, também teve como objetivo encorajar às mulheres vítimas de violência para não aceitar nenhum tipo de agressão, seja ela qual for”, explica Cláudia Maria Lanzani Ribeiro, Gerente da Divisão de Ação Social.  E finalizando o mês de março, as mulheres integrantes do grupo participaram da palestra com a Supervisora da Saúde Coletiva da Estratégia da Saúde da Família do Município de Andradas, a enfermeira Regiane Dias Machioni, onde ela falou da importância do autocuidado, do amor próprio e de realizar os exames de rotina que são preconizados pelo Ministério da Saúde ao público feminino! Todos os encontros foram finalizados com um saboroso café da tarde. E no último, cada participante foi contemplada com um pequeno um kit de beleza.