Saúde - Sexta-feira, 08 de Abril de 2022

OFICINA DE AGROECOLOGIA É PROMOVIDA PELA EMATER E PREFEITURA DE ANDRADAS

O crescimento da população nas áreas urbanas e consequente aumento no consumo de alimentos têm trazido sérias consequências ao meio ambiente, sobretudo por conta do uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes na produção agrícola. Com o objetivo de buscar alternativas sustentáveis a essa prática, a Prefeitura de Andradas e EMATER/MG promoveram uma oficina de Agroecologia para os produtores familiares que comercializam seus produtos pelo PNAE e/ou feira livre. O evento foi realizado na última terça-feira, 05 de abril, no bairro do Macuco, zona rural de Andradas. “A Agricultura tem papel fundamental na Administração da Prefeita Margot Pioli, devido à importância desse segmento no desenvolvimento socioeconômico de Andradas. Dessa forma, incentivar a adoção de práticas sustentáveis na produção agrícola é também uma forma de desenvolvimento, além da proteção ao meio ambiente”, explica Selislei de Cássia Corol de Pontes, Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. Durante a oficina, ministrada pelo Coordenador Técnico Estadual em Agroecologia da EMATER/MG, Fernando Tinoco, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas de uso do pó de rocha e de bioinsumos na fertilização de lavouras. Estes insumos alternativos representam menor risco para a saúde humana e o meio ambiente, como também são excelentes opções na redução dos custos da produção. Essa iniciativa também conta com o apoio da Família Lima, Andrafértil, Agropastre, Serraria Stela e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibitiúra de Minas, Andradas e Caldas.