Saúde - Sexta-feira, 13 de Maio de 2022

ATUALIZAÇÃO - ALERTA DE DENGUE EM ANDRADAS

A Secretaria Municipal de Saúde comunica à população que o número de pessoas com suspeita de Dengue aumentou de 13 casos suspeitos para 27 e de 02 casos confirmados para 10, num período de 8 dias. Isso é motivo de alerta total à população, pois Andradas tem alta infestação de mosquitos Aedes aegypti, que se picarem um paciente com Dengue, eles se contaminarão e poderão espalhar o vírus rapidamente no município, causando uma epidemia de Dengue. Comunica ainda que as equipes de combate às endemias têm percorrido bairros, como: Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, Vila Buzato, Jardim Mantiqueira, Jardim Vitória, Vila Santa Rita, Vila Graziani, Vila Santa Cecília, Centro, Vila Martineli, Jardim Muterle, Vila Leandro Previato, Vila Botelho e Jardim Portal do Sol para a realização do trabalho de bloqueio e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti (Fumacê com bomba nas costas). Os principais sintomas da dengue clássica, além de FEBRE, são pelo menos dois dos seguintes sintomas: - Dor de cabeça ou dor na região dos olhos; - Dor muscular generalizada; - Dor nas articulações; - Náuseas ou vômitos; - Prostração (fraqueza, moleza); - Pequenas manchas ou pontos vermelhos espalhados pelo corpo, - Dor abdominal. Diante da suspeita, o paciente deve procurar por atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima ou pelo médico de sua confiança. Dessa forma, é fundamental que a população colabore e faça a sua parte, como: - Permitir que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis para realizarem o tratamento focal; - Manter quintais e lotes limpos; - Não depositar lixo e entulhos, - Evitar o acúmulo de água parada; evitando assim aparecimento de novos criadores do mosquito. Dengue: O problema é de todos e a solução também! Dúvidas ou mais informações, acione o Disk Dengue por meio do telefone (35) 9.9868-0551 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.