Administração - Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

ESTUDO DO SEBRAE APONTA ANDRADAS COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Em todo o Estado de Minas Gerais, apenas 149 municípios alcançaram esse patamar, de um total de 853 localidades. Uma excelente notícia para a população de Andradas. O nosso município está entre as cidades com índice de desenvolvimento econômico considerado alto, segundo levantamento realizado pelo Sebrae. “Ficamos muito contentes com essa notícia, o que evidencia o potencial econômico de Andradas, que possui o empreendedorismo e a diversidade como características marcantes em nossa população. Dessa forma, a nossa gestão tem priorizado a elaboração de políticas públicas que contribuam cada vez mais com o desenvolvimento socioeconômico, como também com a geração de emprego e renda”, avalia a Prefeita Margot Pioli. O ISDEL (Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local) avaliou os municípios mineiros numa escala de 0 a 1. Dessa forma, quanto mais próximo de 1, maior é a pontuação. Andradas alcançou a nota 0,563, ao lado de mais 148 municípios do Estado de Minas Gerais, de um total de 853. Em todo o estado, apenas 7 municípios conquistaram a pontuação máxima: Poços de Caldas, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Juiz de Fora e Uberlândia. Veja as classificações do ISDEL: •    ISDEL Muito baixo: reúne todas as localidades que apresentam ISDEL abaixo de 0,150. •    ISDEL Baixo: localidades com ISDEL entre 0,151 e 0,310. •    ISDEL Médio: localidades com desenvolvimento econômico entre 0,311 e 0,470. •    ISDEL Alto: localidades com ISDEL entre 0,471 e 0,630. •    ISDEL Muito Alto: localidades cujo índice seja igual ou superior a 0,631. ISDEL Criado em 2018, o ISDEL foi reformulado, em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG), para ter maior aderência com o modelo de atuação sistêmica adotado pelo Sebrae para estimular o desenvolvimento econômico local e, assim, criar um ambiente favorável ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios. A versão 2.0 do índice engloba 106 variáveis disponibilizadas por fontes oficiais – a primeira tinha 135 -, que estão agrupadas em 39 indicadores. As 106 variáveis do ISDEL estão associadas às cinco dimensões trabalhadas pelo Sebrae em seu modelo de intervenção nos municípios, conhecido como Abordagem DEL – Desenvolvimento Econômico Local. São elas: •    Capital Empreendedor, •    Tecido Empresarial, •    Governança para o Desenvolvimento, •    Organização Produtiva e •    Inserção Competitiva.