Andradas, sábado, 04 de fevereiro de 2023 Telefone (35) 3739-2000

Atendimento Atendimento: Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.

Educação - Sexta-feira, 29 de Julho de 2022

NOTA INFORMATIVA –VARÍOLA DOS MACACOS (MONKEYPOX)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Varíola dos Macacos é uma doença viral que pode ser transmitida por contato próximo com pessoas infectadas através das lesões de pele, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.  O surto de Varíola dos Macacos já foi confirmado em 16 países e várias regiões do mundo. Em Minas Gerais, os registros passam de 44 confirmações.  A grande maioria dos casos tem boa evolução e não apresentam gravidade. Os sintomas iniciais são gripais, como: febre, mal-estar e dor de garganta. Com elevação da temperatura, os gânglios cervicais, sub-mandibulares, axilares ou inguinais podem aumentar. A erupção na pele geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. As lesões cutâneas passam por diferentes estágios que progridem, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai.  O tratamento da doença é para o alívio dos sintomas e prevenção de complicações como a infecção bacteriana das lesões.  Para evitar a contaminação é importante utilizar máscara, luvas e outras roupas e equipamentos de proteção individual ao cuidar dos doentes, seja em uma unidade de saúde ou em casa. A prevenção e o controle da doença dependem da conscientização das comunidades e da educação dos profissionais de saúde para prevenir a infecção e interromper a transmissão.

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 02/02/2023

Portal atualizado em: 02/02/2023 18:30:49

Prefeitura de Andradas - MG.