Andradas, quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023 Telefone (35) 3739-2000

Atendimento Atendimento: Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022

Notícias por Categoria

PREFEITA MARGOT PIOLI ASSINA PROTOCOLO QUE DÁ CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ADESÃO DO CPGI AO SISBI-POA

Trata-se de um importante passo para a valorização dos produtores rurais de Andradas e região. Na última quinta-feira, 04 de agosto, a Prefeita Margot Pioli cumpriu agenda de compromissos em Belo Horizonte. Na ocasião, ela assinou o protocolo que dá continuidade ao processo de adesão do Consórcio Público de Gestão Integrada (CPGI) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Aninal, o Sisbi-POA. Assim, a Chefe do Executivo Andradense e Presidente do CPGI formaliza os compromissos pactuados no Projeto de Ampliação de Mercados e Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos Municipais (ConSIM), uma medida que amplia os mercados para esses produtos, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Com essa ação, estamos cumprindo mais uma importante etapa do nosso Plano de Governo, que é a valorização do produtor rural de Andradas. Trata-se de um projeto do Consórcio Público de Gestão Integrada (CPGI), do qual estou como presidente, e que trará avanços não só para o nosso município, mas para toda a região”, destaca a Prefeita Margot Pioli. Esse ato realizado em Belo Horizonte contempla a segunda fase do projeto com os consórcios que foram selecionados, qualificados e que irão receber orientação e capacitação para conseguir a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA. Vale lembrar que esse trabalho teve início em 2018, quando a Prefeita Margot Pioli esteve como Superintendente do CPGI, e juntamente com a equipe técnica, deu início aos procedimentos que permitiram esse avanço. Na ocasião, houve a cessão de uma funcionária, uma Auxiliar Fiscal, entre outras medidas, visando atender às exigências do Ministério da Agricultura.  O CPGI é composto pelas cidades de Andradas, Albertina, Bandeira do Sul, Caldas, Divisa Nova, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna e Santa Rita de Caldas. O evento contou com a presença do Ministro da Agricultura, Marcos Montes, e a Prefeita de Andradas esteve acompanhada da atual Superintendente do CPGI, Tatiane Raposo Miranda, e da médica veterinária, Beatriz Ferreira.  ENTENDA O QUE É O SISBI-POA O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo é reduzir a comercialização de produtos clandestinos de origem animal entre estados, propiciando o aumento do comércio formal de produtos, com crescimento das pequenas agroindústrias. Assim, elas poderão comercializar leite, carne, pescado, mel, ovos e derivados em todo o território nacional. Com esse reconhecimento, ganha todo mundo. Isso gera mais credibilidade, amplia a comercialização dos produtos, resultando no crescimento e desenvolvimento do município.

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 01/02/2023 18:22:30

Prefeitura de Andradas - MG.