Andradas, quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023 Telefone (35) 3739-2000

Atendimento Atendimento: Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.

Educação - Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022

NOTA INFORMATIVA – VARÍOLA DOS MACACOS (MONKEYPOX)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta sexta-feira, 19 de agosto, foi confirmado o segundo caso de Varíola dos Macacos (Monkeypox) em Andradas. Trata-se de um homem, que teve contato com uma pessoa de Andradas, infectada pela doença. Ele passa bem e o seu estado de saúde é estável. Informa ainda que uma pessoa testou negativo para a enfermidade e outra amostra de exame aguarda resultado. Tanto a pessoa infectada como o suspeito seguem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e estão bem. A grande maioria dos casos tem boa evolução e não apresentam gravidade. Os sintomas iniciais são gripais, como: febre, mal-estar e dor de garganta. Com elevação da temperatura, os gânglios cervicais, sub-mandibulares, axilares ou inguinais podem aumentar. A erupção na pele geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. As lesões cutâneas passam por diferentes estágios que progridem, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai.  O tratamento da doença é para o alívio dos sintomas e prevenção de complicações como a infecção bacteriana das lesões.  Para evitar a contaminação é importante utilizar máscara, luvas e outras roupas e equipamentos de proteção individual ao cuidar dos doentes, seja em uma unidade de saúde ou em casa. A prevenção e o controle da doença dependem da conscientização das comunidades e da educação dos profissionais de saúde para prevenir a infecção e interromper a transmissão. Dúvidas ou mais informações, ligar na Central de Monitoramento (35) 9.9868-0551.

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/01/2023

Portal atualizado em: 01/02/2023 18:22:30

Prefeitura de Andradas - MG.