Saúde - Terça-feira, 13 de Setembro de 2022

RAIVA ANIMAL: DOIS CASOS SÃO CONFIRMADOS EM ANDRADAS EM 2022

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que foram registrados dois casos de Raiva Animal em Andradas nas últimas semanas. Tratam-se de bovinos e pertencem ao mesmo produtor rural. “No caso da Raiva, a melhor solução é prevenir; e a prevenção é a vacina. A doença tem uma evolução drástica e letal, além dos prejuízos que causa, devido à perda de animais e os custos com terapias medicamentosas após a exposição”, explica Jéssica Cristiane Bertoni, médica veterinária do Núcleo de Controle de Zoonoses. A Raiva é uma doença infecciosa viral aguda, quase sempre fatal, que acomete mamíferos, inclusive o homem. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente, por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. SAIBA UM POUCO MAIS DA RAIVA ANIMAL Manifestações da Raiva: mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, falta de apetite, dor de cabeça, náuseas, dor de garganta, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia, parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, espasmos musculares involuntários, generalizados, alterações de comportamento e convulsões. Podem ocorrer espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem ao tentar ingerir líquido, apresentando sialorreia intensa. Essa manifestação confunde com engasgamento e ao tentar socorrer o animal, o homem se contamina.  No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível para prescrição do esquema de profilaxia da raiva humana (vacina e/ou soro) e, quando possível, observar o animal por 10 dias para ver se ele manifesta doença ou morre. Prevenção: A vacinação anual de animais (cães, gatos, bovinos e equinos) é eficaz na prevenção da Raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.  Cuidados: Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo e nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres, estejam vivos ou mortos.