Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Andradas, quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023 Telefone (35) 3739-2000

Atendimento Atendimento: Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.

Quar
01/02
Chuva
Máx 22 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0
Quin
02/02
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Sext
03/02
Chuva
Máx 23 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Sáb
04/02
Chuva
Máx 23 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0

Cultura - Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

EVENTO CULTURAL MARCA O ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL “DÉLIA MARIA RISSO DE SOUZA”

Confira como foi!


EVENTO CULTURAL MARCA O ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL “DÉLIA MARIA RISSO DE SOUZA”

Na última quinta-feira, 10 de novembro, foi realizado o evento cultural referente ao aniversário de 50 anos da inauguração da Biblioteca Municipal “Délia Maria Risso de Souza”. Na ocasião, a historiadora Nilza Alves de Pontes Marques também foi homenageada.

Poesias, testemunhos de familiares e amigos, entrega de flores e placa de homenagem, foram alguns dos momentos que emocionaram o público presente.

“É muito gratificante homenagearmos pessoas queridas pela sociedade, como é o caso da Dona Nilza, cujo legado na área cultural e histórica são enormes para a população andradense, e infelizmente, acabou nos deixando esse ano. Aproveito a ocasião para lembrar também da Délia, uma amiga muito querida que tive, e que denomina o prédio da nossa biblioteca municipal”, destaca a Prefeita Margot Pioli.

Abaixo, o texto do Historiador da Prefeitura Municipal, Ricardo Luiz de Souza, com colaboração de Thassila Rafaela Marques, neta de Dona Nilza, contando um pouco da história da Dona Nilza:

“Nilza Alves de Pontes Marques nasceu em 26 de junho de 1938, no bairro rural Córrego Fundo, em Andradas. Filha de João Moreira da Silva e Benedicta Alves da Silva, teve 2 filhos, André Luís de Pontes Marques e Ariane de Pontes Marques, além de 4 netos. Foi professora e educadora, sendo responsável pela alfabetização de milhares de pessoas durante à sua longa carreira. Nilza foi uma verdadeira polímata, ou seja, uma pessoa que dominava vários assuntos e ciências, sendo historiadora, memorialista, compositora e escritora. A andradense, popularmente conhecida como “Dona Nilza”, foi autora de diversas obras historiográficas. Dona de um estilo de escrita rico e singular, Dona Nilza é referência sobre qualquer estudo e investigação acerca da História de Andradas e região. Entre seus livros, destacam-se “Repensando a pena de morte” e os “Estrangeiros na construção de Andradas”. Também organizou os escritos de seu pai, publicando-os em 1995, na monumental obra: “Caminhando de Samambaia a Andradas”. Destacou-se também como poetisa, com a escrita de centenas de poemas. Em maio de 1994, fundou, juntamente com mais 3 amigas o "Grupo das Quatro", coletivo cultural que se dedicou à difusão da poesia, música e cultura popular do município de Andradas. Infelizmente, Dona Nilza nos deixou em 3 de setembro de 2022, aos 84 anos. Porém, sua obra sempre será eterna. A ela, o nosso muito obrigado”.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

64 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

Portal da Transparência

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/01/2023

Portal atualizado em: 01/02/2023 18:22:30

Prefeitura de Andradas - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.