Assistência Social - Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023

FRENTE DE TRABALHO: PROGRAMA REATIVADO PELA PREFEITURA DE ANDRADAS JÁ BENEFICIOU 1.558 PESSOAS EM DOIS ANOS

Além disso, já foram recolocadas 28 pessoas no mercado de trabalho, com carteira de trabalho assinada!

A oferta de assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade é uma das metas do Plano de Governo da Prefeita Margot que vem sendo colocada em prática. Dessa forma, a Chefe do Poder Executivo reativou o Programa Frente de Trabalho, tão logo reassumiu a administração do município.

“O Programa Frente de Trabalho foi implantado em 2006, durante a nossa primeira gestão municipal. Tivemos a satisfação de retomá-lo em 2021, proporcionando uma oportunidade para quem enfrenta o desemprego e também oferecer uma qualificação profissional”, ressalta a Prefeita Margot Pioli.

Nos últimos dois anos, já foram beneficiadas 1.558 pessoas, que tiveram a oportunidade de participar desse projeto, um investimento de quase R$ 510 mil, valor correspondente ao pagamento da bolsa auxílio, referente a 1/3 do salário mínimo, por um ciclo de oito dias úteis de trabalho.

Além do pagamento, o cidadão assistido ainda recebe uma cesta básica. Até o momento, já foram entregues mais de 10 mil cestas, tanto para quem frequenta o Frente de Trabalho, como para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Essa iniciativa é uma resposta da Administração Pública para amenizar a questão do desemprego, que sempre assolou a maioria dos brasileiros, e se agravou nos últimos meses por conta da pandemia.

RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Além de oferecer assistência para quem mais precisa, outro objetivo do Programa Frente de Trabalho é a recolocação desse público no mercado de trabalho. Dessa forma, a Prefeitura de Andradas estabeleceu parceria com a UMA Empreendimentos, que é responsável pela limpeza pública do município, o que já resultou na contratação de 28 pessoas, que voltaram a ter a carteira de trabalho assinada, resgatando assim, a sua dignidade e autoestima.

Recentemente, a atual Administração também estabeleceu a parceria com a La Vita Alimentos, que deve resultar na contratação de mais 14 pessoas em breve.

COMO PARTICIPAR

O programa é coordenado pela Divisão de Ação Social e a procura é constante desde que a iniciativa foi retomada pela gestão da Prefeita Margot Pioli.

Os requisitos para participar do programa são:

- Estar desempregado e não usufruindo o seguro desemprego;

- Residir pelo menos há 2 (dois) anos no Município;

- Apresentar aptidão física para exercer as atividades previstas no programa,

- Não ter outro membro da família participando do mesmo Programa.

Havendo empate entre os candidatos, terão preferência:

- Os que possuírem maior encargo familiar, constituído em número de dependentes econômicos, gastos com aluguel e medicamento;

- Mulheres que são arrimo de família;

- Os que estão há mais tempo desempregados,

- Os de maior idade.

“Essa iniciativa resgata a cidadania e a dignidade das pessoas assistidas, gerando emprego e renda para as famílias em situação de vulnerabilidade do município”, relata Cláudia Maria Lanzani Ribeiro, Gerente da Divisão de Gestão de Ação Social.

Os interessados em participar do Programa Frente de Trabalho, devem comparecer na sede da Casa dos Conselhos, localizada na Rua Aurélio Beraldo, nº 187, Centro, das 11 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelo telefone (35) 3731-3531, no mesmo horário.