O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Andradas, quarta-feira, 29 de março de 2023 (35) 3739-2000
Atendimento: Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.
Notícias por Categoria
Entenda mais sobre essa doença!
No último domingo do mês de janeiro, é comemorado o dia mundial da Hanseníase, tradicionalmente conhecido como “Janeiro Roxo”, mês de conscientização e enfrentamento sobre a doença, regularizada pelo Ministério da Saúde e assegurada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A hanseníase ou lepra, como chamada antigamente, é uma doença infecciosa crônica causada por um bacilo, o Mycobacterium leprae, que se multiplica lentamente.
Afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, a mucosa do trato respiratório superior e os olhos. A doença é curável com a combinação de antibióticos próprios. Este tratamento está disponível gratuitamente em todo o Brasil pelo SUS. Se a hanseníase não for tratada, pode levar a complicações graves.
Esta doença existe há pelo menos 4.000 anos, tornando-se uma das mais antigas conhecidas pela humanidade. No entanto, acreditamos que podemos ser a geração que finalmente acabará com a transmissão da hanseníase – nossa meta é a transmissão zero até 2035.
A hanseníase ainda existe! Cerca de 200.000 pessoas são diagnosticadas com hanseníase a cada ano e muitos milhões vivem com deficiências relacionadas à hanseníase, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).Em 2022, mais de 17 mil novos casos foram diagnosticados no país, segundo levantamento preliminar realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.
Se você tem lesões de pele sem sensibilidade, procure uma unidade de saúde mais próxima para ser avaliada por um profissional.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.
Versão do sistema: 2.0.0 - 24/03/2023
Portal atualizado em: 28/03/2023 16:52:19