.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.

Saúde - Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA OS RISCOS DA HANSENÍASE

Entenda mais sobre essa doença!


SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA OS RISCOS DA HANSENÍASE

No último domingo do mês de janeiro, é comemorado o dia mundial da Hanseníase, tradicionalmente conhecido como “Janeiro Roxo”, mês de conscientização e enfrentamento sobre a doença, regularizada pelo Ministério da Saúde e assegurada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A hanseníase ou lepra, como chamada antigamente, é uma doença infecciosa crônica causada por um bacilo, o Mycobacterium leprae, que se multiplica lentamente.

Afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, a mucosa do trato respiratório superior e os olhos. A doença é curável com a combinação de antibióticos próprios. Este tratamento está disponível gratuitamente em todo o Brasil pelo SUS. Se a hanseníase não for tratada, pode levar a complicações graves.

Esta doença existe há pelo menos 4.000 anos, tornando-se uma das mais antigas conhecidas pela humanidade. No entanto, acreditamos que podemos ser a geração que finalmente acabará com a transmissão da hanseníase – nossa meta é a transmissão zero até 2035.

A hanseníase ainda existe! Cerca de 200.000 pessoas são diagnosticadas com hanseníase a cada ano e muitos milhões vivem com deficiências relacionadas à hanseníase, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Em 2022, mais de 17 mil novos casos foram diagnosticados no país, segundo levantamento preliminar realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

Se você tem lesões de pele sem sensibilidade, procure uma unidade de saúde mais próxima para ser avaliada por um profissional.

566 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Andradas - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.