Administração - Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

ANDRADAS COMEMORA 134 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Confira como foi!

ANDRADAS COMEMORA 134 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, foi realizado o evento cívico alusivo aos 134 anos de emancipação política de Andradas. A solenidade ocorreu em frente ao prédio do Paço Municipal “Prefeito Dr. Waldemar de Souza Franco”, contando com a presença da Prefeita Margot Pioli, além das demais autoridades locais e regionais.

Na ocasião, ocorreu também o lançamento oficial do Guia Digital do Projeto Descubra Andradas, uma iniciativa da gestão da Prefeita Margot Pioli, com o objetivo de impulsionar o segmento do Turismo em nosso município e região.

O Guia Digital contempla as principais atrações naturais e culturais, reunindo também 45 estabelecimentos comerciais, expoentes da gastronomia, hotelaria e prestação de serviços em geral.

“Com essa ação, a nossa gestão impulsiona o segmento do Turismo, uma das nossas prioridades, devido à sua importância na geração de emprego e renda para a população de Andradas. Aproveito o momento para parabenizar o trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura, na pessoa do Secretário Erivelton Luiz Siqueira, e também da Consultora de Turismo, Camila Bassi, uma das responsáveis pela produção do Guia Digital”, destaca a Prefeita Margot Pioli.

Durante a leitura da história de Andradas, um fato curioso foi mencionado. No dia 05 de fevereiro de 1964, o então Prefeito de Andradas na época, Sr. Antônio Gonçalves, enviou um telegrama para o Presidente da República, Sr. João Goulart, que relatava o seguinte:

“Excelentíssimo Senhor,

Rogamos num apelo veemente, se digne vossa excelência solicitar junto ao senhor Ministro de Minas e Energia, enviar um técnico do mesmo Ministério em nossa cidade, com a finalidade de tomar conhecimento do absurdo entrave criado contra a Prefeitura pela Companhia Paulista de Força e Luz, que outrossim culpa através do Diretor de Campinas, o patriótico Governo de Vossa Excelência.

Apelamos assim, ao patriótico Governo, com o sentimento ilustre ao Presidente, para que auxilie a Prefeitura em defesa do povo deste município.

Esperançosas saudações.

Antônio Gonçalves

Prefeito Municipal”

Esse documento se encontra no Arquivo Municipal.

Vale destacar ainda a participação da Banda Lira da Mantiqueira, conduzida pelo Maestro Thiago Venturelli, da Professora de Canto, Susy de Moraes, como também dos demais professores e alunos da Associação Amigos da Cultura de Andradas, que abrilhantaram a cerimônia.

Uma linda cesta com artesanatos alusivos ao aniversário de Andradas, produzidos pelos usuários do CAPS, foi entregue à Prefeita Margot Pioli pelas mãos da Secretária de Saúde e Ação Social, Josiane Valim Dias.

MOTOCICLETAS DO IPTU/ISS E AMIGO DO PATRIMÔNIO

Aproveitando as comemorações, a Prefeitura também realizou a entrega de duas das três motocicletas, sendo uma do sorteio do IPTU e outra do ISSQN, aos cidadãos contemplados com a premiação.

São eles:

- IPTU: Paulo Aparecido Teixeira,

- ISSQN: BL Odonto.

A empresa União Andradense, sorteada no final do último ano, até a presente data, ainda não apresentou a documentação solicitada pela Divisão de Tributos da Prefeitura, motivo pelo qual não será realizada a entrega da terceira motocicleta.

Além disso, ocorreu a entrega da Placa de Amigo do Patrimônio de Andradas à ANTV, que foi indicada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Andradas (COMPAC). O diretor da emissora, Luiz Antônio Barbon recebeu a placa das mãos da Prefeita Margot Pioli, e do Presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Benedito Raimundo.

SHOWS NA PRAÇA, EXPOSIÇÃO DE FOTOS E FEIRA DE ARTESANATO

E para comemorar os 134 anos de Andradas, a Prefeitura preparou diversas atrações na Praça Dr. Alcides Mosconi, a partir das 13 horas desta quinta-feira. Confira:

13h00 – Brinquedoteca com brinquedos infláveis;

15h00 – Show com Von Dog´s Acústico;

18h00 – Show com Chicken Pocket,

21h00 – Show com a dupla Giovani e Denílson.

No Pavilhão do Vinho, entre os dias 22 a 25 de fevereiro, das 10 às 20 horas, acontece a exposição fotográfica “Hoje Andradas, Antiga Caracol”, uma viagem na linha do tempo do nosso município.

No mesmo local e período, a Prefeitura realiza a Feira de Artesanato, reunindo mais um pouco da cultura andradense.

AUTORIDADES PRESENTES

Durante o ato cívico, destacam-se as presenças das seguintes autoridades: Vereador, Luiz Benedito Raimundo, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Rodrigo Lopes, Deputado Estadual; Valdir Basso, Secretário de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cidadão, representando o Secretariado Municipal; Major PM Gustavo Queiroz Barbosa Cavalcante, Subcomandante do 29º Batalhão de Polícia Militar de Poços de Caldas; Capitão PM Vágner dos Santos, Comandante da 163ª Companhia de Polícia Militar de Andradas; Major Sr. Major Rovigo Tosatti Soares, Comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar em Poços de Caldas; Dra. Michele Cristine da Rocha Mendes, Delegada Titular de Polícia Civil em Andradas; e Anderton de Andradas Leôncio, Comandante da Guarda Municipal de Andradas.

Citamos também a presença da Corte da 56ª edição da Festa do Vinho:

Rainha: Maria Eduarda de Lima Porto

1ª Princesa: Ana Clara Tiene Pereira

2ª Princesa: Ana Beatriz Folster

Durante a Solenidade cívica, também foram lidas as congratulações das seguintes autoridades, que não puderam estar presentes: do Senador Carlos Viana, do Deputado Federal Lafayette de Andrada, dos Deputados Estaduais Antônio Carlos Arantes e Dr. Maurício, e do Ex-Deputado Estadual e Federal, Carlos Mosconi.