.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Cultura - Sábado, 18 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

REFORMA E REVITALIZAÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL “STIVANIN GIUSEPPE” SÃO ENTREGUES À POPULAÇÃO DE ANDRADAS

O auditório estava fechado há 10 anos para reforma e de lá para cá, não houveram mais apresentações no local. Com essa ação, a Prefeita Margot Pioli cumpre mais uma etapa do seu Plano de Governo, beneficiando sobretudo à classe artística do município.


REFORMA E REVITALIZAÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL “STIVANIN GIUSEPPE” SÃO ENTREGUES À POPULAÇÃO DE ANDRADAS

A noite da última sexta-feira, 17 de maio, entra para o rol dos capítulos marcantes da história cultural de Andradas, com a entrega da reforma e revitalização do Teatro Municipal “Stivanin Giuseppe” à população, sobretudo à classe artística, que tem o local como uma vitrine para as suas apresentações e obras.

“Assumi este mandato com a firme decisão de reformar o nosso teatro. Prometi que o faria. Em inúmeras visitas a Belo Horizonte, carregava o projeto inicial para angariar recursos financeiros necessários a uma reestruturação completa. Algo radical mesmo. E assim, foram feitas as necessárias obras restauradoras. Aproveito a ocasião para agradecer a todos os nossos servidores municipais envolvidos na execução desta obra, e ao Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, pela liberação dos recursos financeiros, oriundos do acordo firmado com a mineradora Vale. São recursos que vieram por conta de uma tragédia que vitimou muitas pessoas em Brumadinho, as quais rendemos as nossas homenagens, e que procuramos utilizar para trazer mais alegria a nossa população”, afirma a Prefeita Margot Pioli, durante o seu discurso.

A novidade do prédio já tem início pela nova denominação: “Stivanin Giuseppe”, atendendo aos pedidos da família. O projeto arquitetônico, apresentado à classe artística e integrantes do Conselho Municipal de Cultura, resultou num prédio totalmente remodelado e o anfiteatro passou a contar com uma proposta inovadora. Além disso, a iluminação e a acústica foram adequadas às necessidades e exigências atuais.

Outra novidade é a acessibilidade aos cadeirantes, já contemplada na proposta. O saguão principal foi totalmente reformado, realçando os detalhes arquitetônicos do prédio, trazendo mais funcionalidade.

Já a fachada, foi contemplada com uma nova iluminação, contendo detalhes cênicos e também um projeto paisagístico diferenciado, que juntos têm o papel de realçar e valorizar o imóvel, bem como toda a área ao entorno.

Trata-se de um investimento estimado em R$ 2.331.323,82 (dois milhões, trezentos e trinta e um mil, trezentos e vinte e três reais, e oitenta e dois centavos), referentes ao repasse do Governo do Estado de Minas Gerais, oriundo do acordo firmado com a Mineradora Vale.

HOMENAGENS E CULTURA

Durante a solenidade de entrega da reforma e revitalização do referido prédio, além da placa oficial, foi descerrada outra placa que homenageia e relembra os nomes das vítimas da tragédia de Brumadinho, como forma de imortalizar tais pessoas na história.

Em seu discurso, a Prefeita Margot Pioli também lembrou o excelente trabalho realizado por Maria Inês Rodrigues de Moraes Leme, uma entusiasta e profunda conhecedora da área cultural, que desempenhou um papel muito importante na primeira gestão da Prefeita Margot Pioli, entre 2005 a 2008, quando esteve à frente da pasta da Cultura em Andradas.

Entre as ações desenvolvidas por Maria Inês neste período, destacam-se: a mudança do prédio da Biblioteca Municipal “Délia Maria Risso”, considerada modelo na época por atender aos padrões da Unesco e referência no âmbito estadual para a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais; a implantação do Ônibus Biblioteca, com o objetivo de disseminar a leitura e o acesso à cultura para as comunidades mais distantes; a implantação do Projeto Musicando Vidas, voltado para resgatar as origens da música raiz junto aos alunos da zona rural; a realização do Brasil Instrumental Andradas, o BIA, proporcionando ao andradense o acesso à música instrumental de qualidade, juntamente com a realização de oficinas de música para os estudantes da Rede Municipal; a revitalização da Banda Municipal Lira da Mantiqueira; a reformulação do Festival da Canção, que na época era realizado pelos músicos Davi e Gilmar em parceria com a Prefeitura Municipal; a criação e realização da Festa d´Itália, resgatando as origens italianas presentes no desenvolvimento de Andradas; a criação e implantação da Casa da Memória; a realização de diversos eventos culturais, como a Cameratta; apoio integral ao desenvolvimento do artesanato local, com destaque para o Grupo Tramas da Terra; criação e implantação da Feira de Artesanato; entre muitas outras ações.

Atualmente, Maria Inês vem contribuindo como voluntária da atual gestão, por conta da sua paixão com o povo de Andradas.

E para fechar a noite, uma linda apresentação do Coral e Orquestra Del Chiaro emocionou ao público presente nas novas dependências do auditório do Teatro Municipal “Stivanin Giuseppe”. Um agradecimento especial à Icasa Louças Sanitárias, responsável pelo patrocínio deste espetáculo.

Vale citar as belíssimas exposições expostas no saguão de entrada, retratando a história do Teatro Municipal como também o desenvolvimento de Andradas. Um convite à população para visitar e contemplar esta nova obra.

Além da Prefeita Margot Pioli, fizeram parte do dispositivo de honra as seguintes autoridades: Greyce Elias, Deputada Federal; Antônio Carlos Arantes, Deputado Estadual; Rodrigo Aparecido Lopes, Deputado Estadual; Erivélton Luís Siqueira, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura; Luiz Gustavo Gonçalves Xavier, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Régis Basso de Andrade, Vereador, representando o Deputado Federal Lafayette de Andrada; Rafael Lúcio da Silva, Assessor do Senador Carlos Viana e que também representou o Deputado Federal Samuel Viana; José Antônio Stivanin, representando a família do Sr. Stivanin Giuseppe, que denomina o nosso Teatro Municipal, e Andréia Ribeiro, membro do Conselho Municipal de Cultura, que neste ato representou a classe artística de Andradas.

 

 

117 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Andradas - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.