Saúde - Segunda-feira, 10 de Junho de 2024

JÁ SÃO QUASE 6.400 CASOS SUSPEITOS DE DENGUE EM ANDRADAS DESDE O INÍCIO DO ANO

Apesar da queda dos números nos últimos 20 dias, a situação ainda requer alerta por parte da população, devido ao alto índice de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

JÁ SÃO QUASE 6.400 CASOS SUSPEITOS DE DENGUE EM ANDRADAS DESDE O INÍCIO DO ANO

Nesta segunda-feira, 10 de junho, Andradas chegou a quase 6.400 casos suspeitos de Dengue, desde o início do ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, foram contabilizados 11 óbitos, sendo 3 já confirmados como positivos para a Dengue e 8 que seguem em investigação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apesar da queda nos números da enfermidade nas últimas semanas, a população deve continuar alerta no combate à Dengue, uma vez que mesmo diante dos apelos das autoridades, os agentes de endemias ainda estão encontrando focos de transmissão do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, nos imóveis em Andradas.

Infelizmente, os nossos agentes de endemias ainda estão encontrando focos do mosquito transmissor da doença, tanto em comércio como nas residências. Estamos notificando/multando os proprietários dos imóveis e eliminando os focos, mas a população precisa colaborar”, explica Ana Beatriz Sasseron, Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde.

ATENDIMENTO MÉDICO

Vale ressaltar que já foram detectados três tipos de sorotipos da Dengue em Andradas. Assim, é muito importante que a população fique atenta aos sintomas da doença. Em caso de dúvidas, procure o atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.
Sintomas suspeitos de Dengue – Febre alta de início súbito (39° a 40° de dois a sete dias), associada a pelo menos dois dos sintomas: dor de cabeça, fraqueza, dor muscular, dor articular, dor na região do fundo dos olhos, falta de apetite, náuseas e vômitos, diarreia, manchas avermelhadas pelo corpo.

Sinais de alarme - Dor muito forte e contínua na barriga, vômitos frequentes, falta de ar ou dificuldade para respirar, sangramento de mucosas, como nariz e boca, aumento do fluxo menstrual, sangue presente na evacuação, agitação ou muita sonolência, tontura quando muda de posição (deita, senta e levanta), suor frio, diminuição do volume de urina.

Denúncias, dúvidas ou mais informações por meio do telefone (35) 9.98680551.