.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Andradas registra sete casos prováveis de dengue
Sete casos prováveis de dengue foram registrados na última semana em Andradas, informa o Setor de Vigilância em Saúde de Andradas. Os números acendem um alerta para toda a comunidade sobre a importância da prevenção e combate à doença que, no ano passado, provocou uma epidemia no município.
Nesta sexta-feira, 17, agentes de combate à dengue realizaram o fumacê com bomba costal na Vila Graziani, um dos bairros onde foram registrados casos prováveis. Os outros bairros são Jardim Alfa, Primavera, Campestrinho, Gramínea e Vila Santa Rita.
“Os casos são importados. As pessoas contraíram a doença fora do município, mas, com isso temos o vírus circulando aqui e temos o transmissor, que é o mosquito Aedes aegypti”, ressalta o Supervisor de Vigilância em Saúde Ambiental, Aldo Fernandes.
Dados do LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, realizado entre os dias 6 e 13 de janeiro, apontam um alto índice de infestação predial de 6,7%, o que, de acordo com o Ministério da Saúde, é considerado risco de epidemia. Isso significa que sete em cada 100 imóveis vistoriados apresentaram recipientes com larvas.
Em 2024, Andradas teve 6.741 casos notificados com maior incidência nos meses de março, abril e maio. Foram registradas ainda 159 internações em decorrência da dengue e cinco óbitos.
Prevenção
Aos primeiros sintomas da dengue, a instrução é procurar atendimento nas unidades de saúde. “Temos um número de apoio técnico que é o (35) 99868-0551. Através dele é possível tirar as dúvidas e identificar os sintomas para notificação”, explica Aldo Fernandes.
Identificar os locais onde há focos de dengue é importante para realizar o trabalho de bloqueio e evitar a proliferação do mosquito.
.
.
.
.