Obras - Quarta-feira, 25 de Outubro de 2017

Amizade foi o tema trabalhado este ano nas Creches Municipais

“E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente... a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?” (Rubem Alves). Foi com essa bela citação que a exposição na creche Pingo de Luz teve inicio nesta quarta feira, 25 de outubro. Todos os anos a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, através da supervisora pedagógica Luciene Monteforte, escolhe junto as coordenadoras das Creches Municipais um tema a ser trabalhado com os pequenos durante todo o ano. Desta vez, o tema escolhido foi: Amizade. Exposição Creche Ermelinda Cascelli Cury   O objetivo, como cita Rubem Alves, é o de ouvir o de sentir o outro. Amizade trouxe para as crianças importantes posicionamentos sobre a convivência em sociedade, o respeito com o colega e o carinho que pode ser utilizado como ferramenta para os problemas do dia a dia.   Cartazes, colagens, apresentações de danças e confecção de materiais pedagógicos fizeram parte das exposições. As creches estarão de portas abertas ate o dia 30 para visitação. Exposição Creche Maternal Extensão “ Os materiais são trabalhados de acordo com cada faixa etária. Os alunos são muito capazes e entenderam bem a mensagem, do companheirismo, do cuidado com o outro, da divisão dos brinquedos e os sentimentos de se ter um amigo.” Concluiu Elisabete Pereira Peres,  coordenadora da Creche Maternal Extensão. A creche é um estabelecimento educativo, onde existe o trabalho pedagógico e os cuidados com as crianças. Todas as situações devem ser educativas: as brincadeiras, jogos e atividades dirigidas. A rotina diária deve buscar autonomia e formação da identidade e a construção de hábitos saudáveis. O tema amizade foi desenvolvido o ano todo através dos trabalhos em datas especiais como carnaval, dia das mães, aniversário da cidade entre outros. Apresentação Creche Pingo de Luz “A turma forma vínculos afetivos, aumentando o laço de união e amizade entre as  crianças, fazendo que compartilhem as coisas de forma prazerosa, resgatando valores e fortalecendo a auto-estima.” Afirma a coordenadora da creche Pingo de Luz Beatriz Helena  Lobo Ribeiro de Castro.