Obras - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Prática exitosa de professores da Rede Municipal de Andradas é relatado em livro

Uma experiência bem sucedida realizada por professores da Rede Pública Municipal oriunda da formação do PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, foi relatada no livro “Relato de experiências de práticas pedagógicas no âmbito da formação do PNAIC-UFOP”, lançada pelo Universidade Federal de Ouro Petro, UFOP, com práticas exitosas da área. O evento de lançamento do livro ocorreu nesta segunda-feira, 20 de novembro, na cidade de Poços de Caldas e contou com a presença do Prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, do Vice-prefeito, João Luiz Magalhães, da Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Dorotéia Diogo Marcondes dos Santos, da Coordenadora Local do PNAIC 2013/2016, Luciene Beatriz Monteforte, e das Professoras Orientadoras de Estudos, Elizete Nogueira Felizardo e Roberta Giaretta Faion Previero. A prática pedagógica publicada é na Área de Língua Portuguesa, em Linguagem Oral, e tem como objetivo a Leitura Deleite, que é a leitura pelo simples prazer de ler, sem objetivos didático-pedagógicos, sem a “obrigação” de trabalhar em sala de aula o que foi lido, sendo um momento de entretenimento. O trabalho resultou em uma colcha de retalhos, onde as crianças trouxeram as muitas histórias, sendo que cada pedaço representa uma história contada pelo professor alfabetizador e o despertar do imaginário dos seus alunos, do faz-de-conta e da vontade de ler para descobrir outras histórias.   O PNAIC O PNAIC é um compromisso entre secretarias municipais e estaduais de educação e com o Distrito Federal tendo em vista oferecer formação específica aos professores que trabalham no primeiro ano da Educação Básica, alfabetizar as crianças em Língua Portuguesa e Matemática, até os oito anos de idade, conforme Portaria nº.867, de 04 de julho de 2012. A formação proposta no PNAIC evidencia a necessidade de pensar em uma formação reflexiva, que atenda às necessidades reais dos professores alfabetizadores da educação básica, que não seja uma formação superficial, mas que aponte estratégias metodológicas, referenciais de práticas bem sucedidas e inclusivas. A Prefeitura Municipal de Andradas, fez adesão à proposta de formação oferecida pelo programa governamental e é nesse contexto que a Administração Municipal, desde 2013, tem como premissa oportunizar e viabilizar a formação dos professores, sobretudo por entender que a Educação é a mola mestra para a construção de um país mais humano, solidário e sustentável. A formação continuada é um importante elemento que contribui para o desenvolvimento profissional, aprendizagem da docência e para a construção de novos saberes pelos professores. É um importante recurso que auxilia muitos professores, pois, além de trazer novos saberes e estratégias didáticas, possibilita a reflexão das próprias práticas.