Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018

Tradição marca encontro de Folia de Reis em Andradas

O fim de semana foi marcado por muita cultura e tradição em mais um Encontro de Folia de Reis organizado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. Centenas de fiéis, entusiastas dos bens culturais e amantes das Folias de Reis prestigiaram os eventos que contaram com belíssimas apresentações. No sábado, 27 de janeiro, a Cia. Nossa Senhora da Guia apresentou-se no Distrito do Campestrinho junto com as Folias de Borda da Mata e Ouro Fino. Já no domingo, 28 de janeiro, no Pavilhão do Vinho, a Cia Estrela Guia se apresentou juntamente com as Folias de Reis de Bandeira do Sul, Ouro Fino e Campestre, além do Grupo de Congada Nossa Senhora da Guia, da cidade de Poços de Caldas. A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura tem trabalhado eventos e apresentações como essa com o intuito de resgatar o Patrimônio Histórico da Cidade. Andradas conta hoje com duas Folias de Reis. A Companhia Estrela Guia, do Sr. Juraci, é a Folia de Reis mais antiga a atuar em Andradas: desde 1988. Já a Companhia Nossa Senhora da Guia, do Distrito do Campestrinho, retomou as atividades em 2017 através do apoio da Secretaria. Ela tem como festeiro o Sr. João Borges de Lima.   As Folias de Reis As Folias de Reis são festejos de origem europeia, comemoradas em âmbito católico como forma de rememorar a história bíblica dos Três Reis Magos do Oriente, que viajaram para presentear o então recém-nascido menino Jesus Cristo. Segundo a tradição, os Três Reis Magos seriam uma espécie de guardiões do Cristo Menino.  Essa tradição tem seu surgimento na Península Ibérica (Portugal e Espanha). Os colonizadores portugueses que aqui aportaram, trouxeram essa celebração como forma de auxílio na catequese dos indígenas e no ensino dos primeiros africanos escravizados para o trabalho nas mais diferentes funções. No começo, a celebração das Folias de Reis era realizada no período do Pentecostes, mas com o passar do tempo, passou-se a ser estendida para outras datas do calendário. As Folias de Reis remetem a um passado rural, aonde a maioria das pessoas vivia no campo e essa manifestação cultural era um grande acontecimento que envolvia toda a comunidade, seja no translado da Folia, na preparação para o almoço ou afazeres. Uma das principais características das Folias de Reis é a junção entre a encenação, o canto, a música, o poema e a dança. Por meio das Folias, os foliões e as pessoas que as recebem e acompanham reforçam sua fé a partir de uma atividade lúdica. Para expressarem essa atividade cultural, os foliões utilizam-se de diversos equipamentos: pandeiros, violões, máscaras, fitas coloridas, bandeiras, imagens, flores, espadas de madeira, lanças, caixas, acordeões, entre outros. No Brasil, as Folias de Reis são comuns de Norte a Sul do território nacional, sendo um ritual muito comum no interior dos Estados de Minas Gerias, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro.