Integração de projetos culturais resulta em maior aprendizado nas escolas
Educação - Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017

O Brasil é um pais repleto de tradições e cada município trás suas características singulares para agregar mais os valores culturais. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Andradas trouxe para as escolas municipais um projeto capaz de captar essas tradições e o folclore, e traduzir, através de trabalhos pedagógicos a importância de se cultivar a cultura do Município. As escolas municipais desde o ensino infantil ate o ensino fundamental abraçaram essa ideia e desenvolveram os temas que escolheram junto aos professores. O objetivo do projeto é incentivar nos alunos e comunidade o gosto pela cultura, de maneira simples e partindo das pequenas coisas do dia a dia, oferecendo oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, pesquisa e apresentações características destas tradições que fazem parte da cultura brasileira, ressaltando seus aspectos: popular, social e cultural.
Escola Daura Dagmar Lobo
O tema escolhido foi Pintando o 7, com o objetivo de apresentar a literatura infantil, os contos de fadas, as músicas infantis e as brincadeiras de uma maneira alegre e interativa. Através de clássicos como Balão Mágico e Toquinho os alunos fizeram apresentações no pavilhão do vinho.
Escola Francisca Vilela Peçanha
O projeto envolveu as Memórias de Gramínea, resgatando a história, a culinária e as tradições dos pais, avós e bisavós dos alunos de nossa Escola. Dando destaque a historia de algumas pessoas que fizeram a diferença na história do Distrito.
Escola Municipal dos Gonçalves
A escola desenvolveu uma proposta de trabalho de Literatura Infanto Juvenil com uma mostra cultural dos trabalhos, dobraduras, pintura à mão peças teatrais entre outas atividades.
Escola José Bonifácio
A escola José Bonifácio veio com o objetivo de resgatar, através de atividades lúdicas e prazerosas as raízes de nosso provo, oportunizando aos alunos conhecer, vivenciar e apoderar-se desses conhecimentos, criando uma identidade cultural onde possam reconhecer-se como membros ativos, contribuindo para formação da própria identidade cultural.
Escola Municipal Dr. José Luiz Sasseron
O tema definido para escola foi : “A origem das vinícolas” .O historiador Ricardo Souza ministrou uma palestra para os alunos citando exemplos de patrimônio material e imaterial que possuímos na cidade e a importância de preservá-los, além de contar como surgiram as vinícolas de Andradas.
Escola Jocelem José de Andrade
Foi realizado um trabalho interdisciplinar envolvendo o tema Tradições Folclóricas e os Patrimônios Culturais de Andradas.
Escola São José
O folclore também foi o foco da escola. Cada série desenvolveu o seu trabalho interdisciplinando os conteúdos e com o foco na reciclagem. : contos de fadas, contos populares, lendas, rimas, adivinhas, cordel, notícias e propagandas.
“Através desses projetos as alunos aprenderam muito mais, a preservar a cultura de um povo, integrando o projeto das tradições culturais com a jornada do patrimônio que trouxeram um resultado muito bom e significativo para nossas crianças. É uma maneira de dar a eles um entendimento maior do que eles representam na sociedade. Concluiu Maria Eugênia, Supervisora da Seção de Alfabetização.
A Elaboração e proposta deste projeto: “Tradições Culturais”, é de responsabilidade da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e Equipe Pedagógica, onde cada escola o desenvolveu de acordo com a sua realidade, na sua comunidade escolar.