Equipes do setor de imunização da Secretaria de Saúde de Andradas vão percorrer os bairros próximos à divisa com Poços de Caldas, neste sábado, 8, a partir das 7 horas da manhã, para intensificar a vacinação contra a Febre Amarela.
A ação é recomendada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais devido à confirmação de um caso positivo de febre amarela em um macaco encontrado morto em Poços de Caldas. Com isso, é importante realizar um trabalho nos bairros próximos ao município vizinho.
Os agentes irão de casa em casa verificando os cartões de vacinação e imunizando as pessoas que ainda não receberam a vacina. Também serão feitas ações de imunização nas empresas localizadas nos bairros que fazem divisa com Poços de Caldas.
“Esta ação visa levar a vacinação a áreas rurais facilitando o acesso à população para aumentar a cobertura vacinal e proteger as pessoas”, explicou a Secretária de Saúde, Beatriz Sasseron.
Além da prevenção o trabalho tem caráter informativo quanto à transmissão da doença. “É sempre importante lembrar a população que o macaco não é o transmissor da febre amarela. Quando um animal morto é encontrado, existe a possibilidade de estar contaminado e nessa visitação vamos instruir as pessoas e distribuir materiais informativos sobre como proceder”, explicou o Supervisor de Vigilância em Saúde, Aldo Fernandes.
Veja abaixo como se prevenir e a importância da vacina que é oferecida gratuitamente pelo SUS.
Andradas