Nesta quinta-feira, 18 de abril, a Secretaria de Saúde de Andradas registrou o 7º óbito com suspeita de Dengue. Trata-se de uma idosa de 77 anos, com comorbidades, que residia num dos bairros com alta infestação de focos de transmissão da doença. Desse total de óbitos, 2 já foram confirmados como positivos para a doença e 5 seguem em investigação.
Desde o início do ano, já são mais de 4 mil casos prováveis de Dengue registrados no município. “O maior problema enfrentado em Andradas está no interior das residências da população andradense, devido ao alto índice de infestação de focos do mosquito da Dengue. De cada 100 imóveis, 10 têm focos do Aedes aegypti”, explica Ana Beatriz Sasseron, Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde.
Nas últimas semanas, vários mutirões de limpeza e mobilização contra a Dengue foram realizados, as visitas nos imóveis foram intensificadas, campanhas de conscientização, aplicação de multas. Mesmo assim, muitos focos de transmissão da doença têm sido encontrados nos imóveis, durante as visitas realizadas pelos agentes de endemias.
O comprometimento de todos é muito importante. Dessa forma, é fundamental que a população colabore e faça a sua parte, como:
- Permitir que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis para realizarem o tratamento focal;
- Manter quintais e lotes limpos;
- Não depositar lixo e entulhos,
- Evitar o acúmulo de água parada; evitando assim o aparecimento de novos criadores do mosquito.
Denúncias, dúvidas ou mais informações por meio do telefone (35) 9.9873-3028.
Andradas