.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Veja como foi!
Nesta terça-feira, 29 de agosto, profissionais da Saúde Bucal das Unidades de Estratégia da Saúde da Família do Horto e Mantiqueira abordaram junto aos usuários a importância da prevenção do Câncer Bucal.
Na ocasião, foi salientado a importância do autoexame na detecção precoce de possíveis lesões que podem ser malignas. O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.
A falta de higiene bucal, a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C e a exposição excessiva ao sol também aumentam o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.
Em caso de qualquer sintoma acima, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência o mais rápido possível.
.
.
.
.