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Notícias por Categoria
Confira o ranking das empresas mais acionadas pelos consumidores junto ao órgão fiscalizador.
Todos os anos, a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) divulga um boletim que apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons de todo país, que atendem diariamente a milhares de conflitos entre cidadãos e fornecedores.
No ano de 2023, foram registrados um total de 1.670.935 demandas nos órgãos integrados ao ProConsumidor (sistema nacional de atendimentos ao consumidor), sendo 1.292.916 reclamações, 362.173 consultas e 15.846 denúncias. Mais de 400 mil notificações foram enviadas pelos Procons, por meio das quais se obteve, em média, 78% de resolução por parte dos fornecedores.
O boletim divulgado pela SENACON constatou que as mulheres representam a maioria (54,0%) das pessoas que procuraram os Procons para registrar suas demandas de consumo em 2023, e a faixa etária preponderante dos consumidores é a que contempla a idade entre 61 e 70 anos.
A seguir, são apresentados dados dos setores que, nacionalmente, mais levam consumidores ao Procons:
Fonte: Boletim Sindec – Boletim Proconsumidor 2023 – SENACON
O total de atendimentos registrados em Minas Gerais em 2023 foi de 166.377 mil.
REALIDADE EM ANDRADAS
Em Andradas, o Procon local registrou em 2023 o total de 1.456 mil atendimentos. O levantamento apontou as seguintes informações:
- Os fornecedores mais reclamados foram:
BANCOS E FINANCEIRAS:
Problemas com Conta corrente / Salário / Poupança /Conta Aposentadoria,Crédito Consignado/Cartão de Crédito Consignado / RMC (para beneficiários do INSS e Crédito Pessoal e Demais Empréstimos
EMPRESAS DE TELEFONIA MÓVEL PÓS-PAGA, TELEFONIA FIXA E TV POR ASSINATURA
Problemas com Cobrança, Problemas com Contrato, Problemas com SAC
SEGURADORAS/ SEGURO DE VIDA / ACIDENTES PESSOAIS/ GARANTIA ESTENDIDA
Problemas com Cobrança e Problemas com Contrato
CLINÍCAS ODONTOLÓGICAS
Problemas com Contrato e Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço
LOJAS DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS
Problemas na Entrega ou Troca de Produtos
CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA
Problemas com Cobrança e Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço
COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO
Problemas com Cobrança e Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço
CURSOS ONLINE E PRESENCIAIS
Problemas com Cobrança e Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço
Os assuntos mais demandados foram:
1ª Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado
2ª Renegociação / parcelamento de dívida
3ª Dificuldade para cancelar ou alterar serviços
4ª Cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos
5º Não entrega / demora na entrega do produto
6º SAC - Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo
7ª Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores
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